1 2 3 4

Um papo sobre: Faculdade e qual curso escolher

Olá meninas, vamos bater um papo sobre faculdade hoje? 
Eu to numa fase difícil na faculdade, aliás, eu to com aquela duvida terrível de "Qual curso eu devo fazer?". Estou cursando uma coisa e pretendo trocar de curso, e eu já vi que muita gente tem duvidas e fica esse 'troca-troca' de curso que não é nada bom pro bolso, hahaha.





Eu vou contar um pouquinho da minha experiencia e de como decidi a área que eu ia querer seguir. Pra começar eu fiz o ensino médio com técnico em informática, que eu achava que era o que eu queria, mas dai eu vi que não era nada do que eu pensava e que eu não queria ser uma nerd que ficava horas fazendo programa de computador, nem fazendo site. Então depois que terminei o E.M. fiquei perdida, todo mundo que era da minha escola já sabia oque queria e eu não. Foi ai que decidi ficar 1 ano sem estudar, queria só trabalhar e ir pensando oque eu iria querer, e então me deparei com uma área que de cara eu já sabia que era oque eu nasci pra fazer e que era isso mesmo e fim.

E que área é essa ? Publicidade, comunicação .. mais especificamente, Designer Gráfico ♥. Fiquei pertinho dessa profissão e comecei a aprender softwares gráficos, mas acabei saindo do emprego pra fazer faculdade. E por não conhecer muito a 'grandiosidade' da área de comunicação eu resolvi fazer Publicidade e propaganda. 

Atualmente estou terminando o 1º periodo/semestre ainda, e aconteceu o que eu mais temia: não gostei do curso. Porque? Porque é muito teórico, é voltado pra quem quer trabalhar fazendo campanha publicitaria em agência, e não é oque eu quero. Como eu disse quero Designer Gráfico, quero prática. 

E decidi mudar de curso enquanto ainda ta no começo, o ruim é que eu não vou aproveitar muitas matérias e perdi o que eu já paguei na facul. Mas é o que mais acontece, não é nada sobrenatural não curtir um curso e querer trocar. 

Minhas dicas pra vocês: 

Na hora de decidir o curso não vá pelo que seus pais querem pra você, pelo que fulaninho falou que é bom ou porque sua amiga/amigo ta fazendo tal curso e você quer ir com ela. Vá pelo que VOCÊ QUER, porque você está traçando seu futuro não o do seus pais nem dos seus amigos. 

E como decidir qual curso fazer ? Pesquise a fundo sobre você, sobre no que você é bom, no que você já trabalhou e gostou. Tudo isso ajuda muito você a se resolver, por exemplo: saber se é bom com números ou com livros, se é bom com pessoas ou com computador, se gosta de soltar a criatividade. E quando descobrir do que gosta pesquise oque tem de curso pra você nessa área, e então selecione alguns e vá pesquisando a fundo sobre eles e a grade curricular de cada um. 

É bom lembrar também que tem tipos de graduação, bacharel, licenciatura e tecnólogo. As diferenças mais marcantes e importantes, talvez, deles é que: bacharel: muito teórico, tecnólogo mais pratica e aceito quase como bacharel e licenciatura: tu pode dar aula sobre o tema. Hahahaha, não é só isso mas não precisa saber a fundo demais não e geralmente é só bacharelado e tecnólogo mesmo. 

Acho que depois disso tudo é só você pesquisar em que faculdade você quer, saber se ela é boa mesmo, se é reconhecida pelo MEC, essas coisas e mandar ver. 

Então agora é desejar boa sorte pra quem ta nesse dilema, e espero que eu tenha ajudado algumas mentes aflitas. Não sou expert nisso porque comecei agora a ter esse contato com isso, mas já passei por tudo que todo mundo passa. 

E se tiverem alguma duvida do curso que eu tava fazendo ou que eu vou fazer podem perguntar. E se tiver alguém que faça Designer Gráfico e quiser me falar um pouco do que acha do curso, eu vou amar. 

Beijão meninas, até o próximo post. ♥ 

FACEBOOK CURTA A FAN PAGE DO BLOG.

Um comentário:

  1. Oiie flor,
    realmente escolher um curso
    é bem mais complicado do que se imagina!
    adorei as dicas!

    beijinhos

    http://feminicescorderosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir